top of page

7 dicas para se dar bem em uma entrevista em Inglês

O momento da entrevista de emprego por si só já não é fácil. Agora imagina quando a entrevista vai ser feita em inglês? Neste momento até quem é fluente pode escorregar um pouco e cometer erros graves com a língua. Afinal, quando o nervosismo está presente, é muito fácil esquecermos muito do que aprendemos.

Mas calma. Separamos aqui 7 dicas infalíveis que vão ajudar a você a arrasar na entrevista em inglês. Anota aí:

1. Estude o vocabulário da sua área de atuação

Leia textos técnicos sobre o assunto e aprenda alguns termos que podem impressionar os entrevistadores. Além disso, alguns deles podem ser utilizados nas perguntas e é bom você já estar por dentro do que eles significam.

2. Leia e ouça entrevistas em inglês da sua área

Acostumar-se com a língua é uma das melhores formas de aprender. Por isso, nos dias que antecedem sua entrevista, prepare-se ouvindo e lendo diversas matérias e entrevistas em inglês.

3.Tome cuidado com as gírias

Muitas pessoas aprendem melhor o idioma assistindo à filmes e seriados. Não há nada de errado com isso. O único problema é que estas referências estão cheias de gírias e termos da língua informal e utilizá-las em uma entrevista de emprego pode não ser uma boa ideia.

4. Cuidado com as traduções ao pé da letra

Algumas frases soam muito bem em português, mas se você somente traduzi-las para o inglês durante a entrevista podem parecer robóticas e artificiais. Seja natural e fale de forma sincera tudo sobre suas experiências e características.

5. Treine o que acha mais interessante sobre você

Fale em voz alta o que gostaria de falar sobre você mesmo. Ensaie mesmo! E se puder grave e perceba onde está cometendo erros ou tendo dificuldades. Se tiver um professore de inglês, aproveite para tirar todas as dúvidas com ele.

6. Estude algumas das perguntas mais usadas pelos recrutadores

É difícil saber que tipo de pergunta farão, mas você pode dar uma pesquisada em quais são as mais comuns. Por isso separamos algumas perguntas que costumam ser comuns neste momento:

- Tell me about you – Aqui é para você falar sobre você.

- Why have you decided to cheange jobs? - Por que decidiu trocar de emprego?

- Why do you want this job? - Po que você quer este emprego?

- Why should we hire you? - Por que devemos contratar você?

Além disso, prepare-se também para dizer coisas como quais são os seus pontos fortes, quais foram suas experiências profissionais mais satisfatórias, as mais desafiadoras e quais os resultados positivos que alcançou. E claro, um pouco também sobre suas motivações pessoais e personalidade.

7. Fique tranquilo

É um pouco difícil colocar esta dica em prática mas é sem dúvida a melhor de todas elas. Se você estiver tranquilo e seguro com certeza vai conseguir mostrar tudo que tem de melhor e passar a confiança necessária para o recrutador.

O importante é deixar claro que você domina a língua e que está pronto para assumir aquele papel como um profissional maduro e bem preparado.

bottom of page