top of page

TEACHER X PROFESSOR


É uma dúvida mais do que comum, uma vez que as duas palavras existem em inglês, contudo, nós nos acostumamos com a primeira por conta das aulas no colégio. Até que um dia, estudando ou assistindo um filme você depara com a segunda palavra que tem escrita idêntica a do português, mas, som diferente.

Teacher vem do verbo to teach que significa ensinar. Ao colocar "er" no fim do verbo, estamos falando da pessoa que faz a ação. Nesse caso a ação é ensinar, portanto, uma tradução literal seria ensinador. Pensando dessa forma, qualquer um que está ensinando algo, independente de títulos, é um ensinador, um teacher.

Já o professor tem um algo a mais, uma vez que ele é somente usado para os professores universitários e que por conseguinte, tem um diploma de mestrado. Em alguns países a palavra é mais exclusiva ainda, sendo usada somente pelo chefe da disciplina na faculdade ou universidade.

Existe um ditado que afirma que teachers tem como tarefa ensinar alunos e checar se houve aprendizado, enquanto que professors vão pura e simplesmente apresentar um conteúdo profundo sobre um assunto específico, sendo que a tarefa de checar o aprendizado é exclusiva do aluno.

Espero que tenha gostado da explicação!

bottom of page